domingo, 17 de fevereiro de 2013

Como organizar aulas para turmas mistas e atender as necessidades de suas alunas


Oi meninas

Nossa conversa dessa semana é sobre a diversidade em sala de aula no que diz respeito a bagagem ou não que cada aluna carrega sobre a dança do ventre. A princípio é necessário frisar algo importantes: a aula é em escola de dança? A escola de dança já tem um projeto pedagógico a seguir?
Se você vai lecionar em uma escola de dança é preciso saber a princípio se ela tem um projeto pedagógico que norteia os estudos e estrutura os níveis e finalidades das turmas por exemplo.  Se ela estrutura as turmas por iniciante, intermediário, avançado, qual a duração de cada nível citado e o que deve ser lecionado em cada etapa do aprendizado.
Um outro fator que pode conduzir suas aulas é se a escola de dança promove um espetáculo temático anualmente como é o caso aqui em Aracaju/SE. Logo no início do ano sabemos qual temática será trabalhada pela escola e aí então apresentamos nosso planejamento já visando o espetáculo, as etapas de aprendizado citadas acima sempre respeitando os limites dos nossos alunos. No ano de 2012 nosso tema no Talibah Centro de Dança foi "O Descobrimento do Brasil em Dança e Prosa" e minhas alunas representaram as águas cristalinas da terra de Vera Cruz;  Já na Academia Sergipana de Ballet o tema foi Baependi, um naufrágio que ocorreu na costa sergipana e a proposta era ter um único número de dança do ventre; ou seja,  eu tinha uma turma com níveis diferentes, mas elaborei uma coreografia que atendesse a todas. Foi difícil, mas com estudo e mutio trabalho consegui.
 
                                               Talibah Centro de Dança
 
 
 

Academia Sergipana de Ballet
 
Mas mesmo obtendo essas informações e nos programando para a sala de aula, o planejado pode não sair como pensamos. Isso é uma realidade. A sala de aula às vezes é uma caixinha de surpresas: situações inesperadas, questionamentos surpreendentes, e sempre nos deparamos com turmas mistas. Trato de turma mista como uma turma composta por alunas em diferentes níveis ou etapas, como mencionei acima.
Mesmo que a escola tenha uma ficha de inscrição que organize as turmas por nível e objetivos individuais de suas alunas, sempre existem alunas que preferem ficar junto com as amigas, fazer aula com determinada professora, por motivo de trabalho, por ter uma agenda que somente aquele horário se encaixa; e a escola não pode impor à aluna determinada turma, pode orientar e esclarecer o motivo de tal orientação. Mas às vezes não há como.

Assim, como trabalhar com níveis diferenciados?

O ideal é organizar a aula de forma acessível a todas. Eu sempre busco fazer uma experimental pra sentir a turma e nesse momento já vou anotando o que já sabem, o que é necessário trabalhar e introduzir a proposta da escola no contexto das aulas.  Sempre puxando e incentivando as alunas mais iniciantes para acelerar a turma e não desacelerar as que têm mais facilidade ou maior bagagem em dança.
Para isso estudar é sempre o essencial. Buscar ler livros, revistas e artigos que tratem não somente da dança do ventre, mas de educação. Essas leituras podem auxiliar no planejamento da aula, na didática em sala de aula e para compreender melhor os anseios dos alunos e a diversidade em sala de aula. 
Espero que tenha ajudado um pouco vocês meninas. Esta experiência que estou passando com minhas turmas.
 
"Permita-se Ser Feliz...Dance"
 
Bjinssss
Li.

8 comentários:

  1. Olá Liana Matos. Gostei das suas dicas. Acredito que suas experiências na esfera das danças se expande às práticas educacionais de ensino regular. Eu sou professor de inglês e trabalho na área. Como qualquer educador, projetos políticos pedagógicos(PPP) são essenciais para nortear a vida escolar, aumentando a qualidade de ensino, o que lhe confere conciência, facilidade e eficiência no trabalho. Parabéns Thiago Domingos Freire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thiago.Percebemos que pra qualquer área de ensino o PPP é fundamental na fomentação da identidade da escola e um ponto norteador dos planejamentos dos professores. Acredito que seus alunos serão beneficiados com sua experiência e dedicação. Parabéns a nós professores.
      Bjins
      Li.

      Excluir
  2. Oi li gostei muito do assunto, ajuda a esclarecer algumas duvidas com relação ao sistema de ensino que é proposto por vc para nos alunas e para outras pessoas em geral.Bjsss de sua aluna deia continue tirando as duvidas da galera te agradecemos muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dea.
      Feliz de ter você como aluna. Dedicada e estudiosa.
      Bjinsssss

      Excluir
  3. Li, você tem alma de professora! Parabéns mais uma vez pelo trabalho, suas alunas devem estar bastante satisfeitas =)

    ResponderExcluir
  4. Olá Liana que bom agora além de professora, dançarina, pesquisadora, mestranda, ufa, agora blogueira!Deus te abençoe e utilize-se de sua vida afim de que o nome dele seja glorificado em tudo que fizeres!Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Muito obrigada pelas palavras. É um prazer ter você aqui no meu blog para dialogarmos sobre a educação em suas diversas práticas. Agradeço pelas bençãos e desejo em dobro. :)
      Bjinssssss.

      Excluir